CSS
O HTML foi criado para apenas divulgar textos universitários portanto o seu suporte a configuração visual sempre foi muito pobre. Para que seja possível criar sites profissionais foi criado junto com o XHTML o CSS (Cascading Style Sheets) que permite a configuração visual de sua página.
Com o CSS é possível configurar qualquer coisa em sua página, cor de fonte, cor de fundo, imagem de fundo, tipo de fonte, tamanho, posição e muito mais.
O CSS pode redefinir:
uma tag
uma classe
um ID
Ao redefinir uma tag você vai estar mudando o comportamento padrão desta tag em todas suas ocorrências. Classes e ID's são colocados em tags e servem para criar uma regra específica para um ou demais lugares sendo que: classe pode ser atribuído a mais de um local na mesma página, id só pode ser atribuído a um local na mesma página.
Redefinição de uma tag:
<style type="text/css">
h1{ color: #0066FF; }
</style>
<h1>Título</h1>
Redefinição de uma classe:
<style type="text/css">
.titulo{ color: #0066FF; }
</style>
<h1 class="titulo">Título</h1>
Redefinição de um ID:
<style type="text/css">
#titulo{ color: #0066FF; }
</style>
<h1 id="titulo">Título</h1>
A definição do CSS pode ser feita em três locais diferentes: direto na tag, no cabeçalho da página ou externamente. O local mais adequado é no arquivo externo pois você cria apenas uma folha de estilo para todo o seu site. Porém você pode criar um CSS para apenas uma página (aplicado no head) ou para apenas um local (aplicado diretamente na tag).
CSS aplicado diretamente na tag:
<h1 style="color: #0066FF;">Título</h1>
CSS aplicado no head:
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8" />
<title>CSS aplicado no HEAD</title>
<style type="text/css">
h1 { color: #0066FF; }
</style>
</head>
<body>
<h1>Título</h1>
</body>
</html>
CSS externo:
h1 { color: #0066FF; }
e no arquivo HTML:
<link href="estilo.css" rel="stylesheet" type="text/css" />
O arquivo externo é texto puro e basta conter as definições e pode ter qualquer nome e extensão mas é recomendado que ele contenha a extensão ".css".